22.2.09

Entre confetes e serpentinas

Carnaval aqui em Recife é que nem desastre ambiental. Caso você não saia da cidade, não tem como escapar. E nessa história de Carnaval Multicultural acaba tendo de tudo. Mesmo. E pra todos.
Mas pra não generalizar demais, eu queria mesmo falar das troças, agremiações e blocos de rua.

Desde Janeiro acontecem as prévias do carnaval. Que, de prévias, só tem o nome. Porque a galera se joga dicumforça como se não houvesse quarta-feira de cinzas.
Aí, dentro desta pequena ramificação também tem pra todos. Primeiro que cada profissão tem seu bloco específico. "Imprensa Que Entra" para os jornalistas, "Segura o Briefing" para os publicitários, "Coveiros em Folia" para os... coveiros. Bizarro? Não, carvanal do Recife. Detalhe que a concentração dos coveiros é num cemitério, ok?

Fora do âmbito "profissões" temos mais trocêntos milhões de outros blocos de nomes não menos peculiares como: "Arrasta Corno", "Ressaca do Karai", " O Urso Paisagista" (oi?), "Tô Chegando Agora", "Eu Acho é Pouco", "O Bagaço é Meu", "Acorda Pra Tomar Gagau", "Não Acredito que Te Beijei" e "Tô Comendo Nada".

Ainda no clima de segmentação, os blocos que não tem um público alvo definido como "PM's do 14º Batalhão em Folia", aos poucos vão ganhando forma e um público cativo específico. Ou seja: são rotulados. Então, tem os blocos que "só dá piniqueira", "só dá gente cabeça", "só dá maconheiros", "só dá MESC (Movimento Eu Sou Cultural), "só dá mundiça" e a mais nova tendência do carnaval 2009, "só dá gente bonita".

Serião, antes mesmo do carnaval começar eu fui chamado pra uns três blocos que continham esta qualidade "impressa" no convite.
Agora eu só quero saber uma coisa: da onde é que sai tanta gente bonita? E onde é que esse povo se esconde o ano todo? Porque, pela hóstia consagrada, minha gente, eu juro que passo o ano todinho procurando e não acho.

Por via das dúvidas, todos os convites foram negados. Pelo simples fato de eu ter estudado marketing um dia e odiar propagandas enganosas.

Nenhum comentário: